EDUCAÇÃO

NÃO À DESVINCULAÇÃO DOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO.

Por Janet Thomas

Os indicadores da Educação Pública, seja na Educação Infantil, seja no Ensino Fundamental, tem avançado muito na última década. Em 10 anos, de acordo com os dados oficiais do Censo Escolar, o número de alunos matriculados na Educação Infantil teve um aumento de 30,68%, e se levarmos em conta somente a Creche (0 a 3 anos) este aumento foi de 76,88%. 

A melhoria do IDEB, índice que mede a qualidade da educação teve um aumento de 29,54% nos anos inicias  segundo dados do INEP. Se você tem a impressão de que “na tua época” o ensino público era melhor, é porque só a elite estudava na tua sala de aula. As demais crianças  estavam trabalhando, pedindo dinheiro nos sinaleiros ou simplesmente tinham reprovado no primeiro ano e desistido da escola com apenas  7 anos de idade!

Com a universalização do atendimento de crianças a partir dos 4 anos de idade houve um crescimento muito rápido na formação e contratação de professores e na construção de escolas. Houve um tempo de adaptação, natural quando o crescimento é muito rápido, mas o caminho tem (ou tinha?) direção. Muita formação nas escolas; fortalecimento de equipes de professores especializados, seja na Educação Infantil, na Alfabetização ou demais Anos Iniciais; as metodologias foram aperfeiçoadas e sedimentadas e muito investimento em construção, ampliação e/ou reforma de escolas, tudo isso, com muito investimento, mas há um longo caminho a percorrer.

Somente o Brasil tem meras 4 horas de aula obrigatórias por dia a partir do Ensino Fundamental, precisamos avançar; a Educação Infantil precisa ser expandida e isso só ocorre com investimento em novas escolas; ainda há necessidade de investimentos em formação continuada de professores em serviço; o salário de professores tem que ser equivalente a salário de professores mundo afora para que pessoas com qualidade profissional queiram permanecer na Educação.

Um país só cresce se cada um dos seus cidadãos tem o a uma educação de qualidade. O bem de cada um que traz o bem coletivo. Não é hora de retroceder!

Texto: Janet Thomas

Deixe um comentário