CARTÓRIO AMIGO

QUERENCIANOS NOIVOS PODEM TER CASAMENTOS SOCIAIS GRATUITOS EM AGOSTO.

O Cartório do 2º Ofício de Querência realizará, no dia 10 de agosto, casamentos sociais gratuitos destinados aos noivos que comprovarem renda mensal de até três salários mínimos. A iniciativa faz parte do Projeto “Cartório Amigo – Ações para um futuro melhor”, desenvolvido pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT).

Esse projeto consiste num dia único de prestação de serviços gratuitos à sociedade como, por exemplo, emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento, óbito, além de esclarecimentos de dúvidas sobre usucapião extrajudicial, inventário, divórcio, ou seja, abrange todos os serviços prestados pelos cartórios do Estado de Mato Grosso. No final do dia, os casamentos serão realizados.

Em Querência, 15 vagas estão disponíveis, sendo que os noivos devem entregar os documentos para a devida triagem na sede do cartório, localizada na Avenida Norte, nº 1180, Setor Nova Querência.

Confira abaixo os documentos necessários para cada situação: Noivos solteiros – certidão de nascimento (original); RG e F; duas testemunhas com RG (ou CNH) e F (maior de 18 anos); comprovante de endereço em nome dos noivos.

Noivos divorciados – certidão de casamento (original com averbação do divórcio); formal de partilha ou cópia da sentença prolatada pelo juiz ou cópia da escritura pública de divórcio (divórcios efetuados a partir do ano de 2003) onde discorre acerca dos bens; RG e F; duas testemunhas com RG (ou CNH) e F (maior de 18 anos); comprovante de endereço em nome dos noivos.

Noivos viúvos – certidão de casamento (original com averbação do óbito); certidão de óbito do cônjuge falecido; formal de partilha (caso tenha bens); inventário negativo; RG e F; duas testemunhas com RG (ou CNH) e F (maior de 18 anos); comprovante de endereço em nome dos noivos.

Noivos civilmente menores – 16 e 17 anos – comparecer com pai e mãe; certidão de nascimento (original); RG e F; duas testemunhas com RG (ou CNH) e F (maior de 18 anos); comprovante de endereço em nome dos noivos. Noivos estrangeiros – certidão de nascimento (original e traduzida por tradutor juramentado e registrada junto ao Cartório de Títulos e Documentos – 1º Ofício de Cuiabá); certidão original que prove o estado civil do (a) nubente (também traduzida e registrada); antecedente criminal do país de origem (traduzido e registrado); certidão da Justiça Federal (caso o estrangeiro tenha F, pode imprimir pela internet; caso não tenha, procurar a Polícia Federal); aporte original atualizado (ou RNE); certidão consular; comparecer pessoalmente junto ao cartório.

Observação: caso for divorciado, apresentar a certidão de casamento e sentença de divórcio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (66) 3529-2389

AMEAÇAS PELA REDE

ALUNO QUE FIZER AMEAÇAS ÁS ESCOLAS SERÁ RESPONSABILIZADO CRIMINALMENTE DIZ PJC-MT

Todo infrator e seus pais serão responsabilizados criminalmente pelas disseminações das promessas de ataques nas unidades de ensino, inclusive vão pagar pelos prejuízos financeiros.

A Polícia Judiciária Civil adotará medidas enérgicas em casos de ameaças em redes sociais a escolas no Estado de Mato Grosso. Todo infrator ou infratores e seus pais serão responsabilizados criminalmente pelas disseminações das promessas de ataques nas unidades de ensino, em qualquer município.

Também haverá cobrança de valores financeiros referentes aos prejuízos gerados pela mobilização das forças de segurança para a apuração de fatos, que até então, foram todos averiguados como inverídicos e tratados pelos envolvidos como “brincadeira de mau gosto”. No entanto, para a Segurança Pública, são vistos como atos de ameaças e de apologia ao crime, íveis de responsabilização criminal.

Os monitoramentos são realizados constantemente pela Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia (Gecat) e a Gerência de Operações de Inteligência (GIP), ambas ligadas à Diretoria de Inteligência, visando à identificação dos membros dos grupos em que se veiculam promessas de ataque em escola. O trabalho conta com apoio das delegacias de polícia dos locais onde há denúncias.

As notícias de atentados em escolas tomaram maior proporção após a tragédia na escola Raul Brasil, em Suzano (SP),  em 13 de março deste ano. Em Mato Grosso, jovens encorajados pelas redes sociais aram a espalhar mensagens de violência (áudios e texto) e ainda postagens com armas de fogo, mesmo que supostamente sem poder letal ou de brinquedos.

Na noite de domingo (15), as forças de segurança foram acionadas após imagens serem espalhadas em grupos de Whatsapp sobre um adolescente de 15 anos que postou em seu Instagram fotos segurando uma arma de fogo (modelo airsoft), com legenda que insinuava como alvo um colégio particular, situado no bairro Centro Sul de Cuiabá. O fato levou vários alunos e pais do colégio tradicional a acreditarem em um possível atentado.

Um procedimento foi instaurado na Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), para apurar o ato infracional cometido pelo adolescente, análogo ao crime de ameaça. O menor, o pai e a mãe serão ouvidos na unidade policial. O adolescente será responsabilizado pelo ato infracional.

“A população, ao tomar conhecimento desses tipos de fatos, precisa procurar antes de tudo a polícia. Todas as denúncias estão sendo checadas e monitoradas pela Polícia Civil, a partir da Delegacia do Adolescente, junto com a Diretoria de Inteligência, com objetivo de evitar atos trágicos”, destacou a delegada titular da DEA, Anaíde Barros.

O diretor metropolitano da PJC, Douglas Turíbio, reforçou as providências no âmbito da Delegacia e outras medidas que serão tomadas em nível da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). “No sentido de levantarmos as despesas para ressarcimento do Estado”, disse o diretor.

EMPREENDEDORES

GRUPO VALE DA SERRA ADQUIRE O ANTIGO SHALOM E ANUNCIA UMA REVOLUÇÃO NO MAIOR POSTO DA CIDADE.

GRUPO VALE DA SERRA, TRADICIONAL NO ARAGUAIA ESTÁ CHEGANDO COM BOAS NOVAS.

Sob a batuta de Cintia Oliveira, sócia diretora do Grupo Vale da Serra que falou ao PORTAL QUERÊNCIA HOJE nesta tarde, Querência ganha um “novo” Posto e Churrascaria .

Um novo restaurante, nova pista de abastecimento, grupo de lojas vai fazer o contorno da rua que liga a avenida sul até o estádio e a remoção total do lavador de carros.
O restaurante será moderno, mas o nome é segredo de 7 chaves. Todo projeto está aos cuidados do Engenheiro Samuel Gomes da Linear. Para quem não sabe, Cintia é presente em Querência desde 1995, onde trabalhou com produtores importantes.
Discreta, avessa à mídia Cintia promete um novo tempo para a cidade com o novo empreendimento que se soma a outros na região.

Vale lembrar que na gerência segue com o Clóvis e a equipe do antigo Shalom.


TURISMO

PATRIMÔNIO MUNDIAL GANHA POLÍTICA DE GESTÃO TURÍSTICA NO BRASIL


Objetivo é fomentar o turismo sustentável nos 21 espaços reconhecidos mundialmente pela Unesco e atrair mais turistas brasileiros e estrangeiros para os destinos


A cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, é um dos sítios contemplados

O Brasil a a ter, a partir desta quinta-feira (11), uma Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Natural e Cultural. O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou hoje o decreto que estabelece diretrizes para o fomento do turismo sustentável nos 21 espaços brasileiros que recebem o título da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) por seu excepcional valor universal para a humanidade.

O objetivo da iniciativa é atrair mais turistas nacionais e internacionais, além da melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos onde se localizam os Patrimônios Mundiais. Tudo isso, com foco na preservação dos espaços e valorização da cultura local.

A ação conjunta de desenvolvimento e estímulo à atividade turística nos espaços envolve o Ministério do Turismo, o Ministério da Cidadania, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério do Desenvolvimento Regional, além da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a instituição da Política de Gestão Turística dos Patrimônios foi escolhida como uma das 35 metas do Governo Federal para os primeiros 100 dias de gestão.

“O documento viabiliza a preservação e valorização da cultura e natureza locais, sem que isso engesse os nossos monumentos culturais e naturais em matéria de visitação turística. A ideia é justamente permitir o ordenamento do turismo nesses ícones do Brasil, como uma estratégia fundamental também para a conscientização da sociedade sobre a importância de proteger e incentivar a visitação sustentável nas cidades históricas”, afirma.

Segundo o presidente interino da Embratur, Leônidas Oliveira, a medida promoverá a união definitiva entre o Turismo e o Patrimônio Cultural com um conjunto de ações de valorização e desenvolvimento dos destinos turísticos de dominância patrimonial no Brasil.

“A do decreto é um marco para a política de patrimônio no país. Ao estabelecer diretrizes para estruturação e intervenção dos espaços reconhecidos mundialmente, teremos uma gestão eficaz para o melhor aproveitamento de todo o rico potencial, inclusive no âmbito econômico com a geração de empregos e renda para os moradores locais”, analisa.

Segundo o presidente, a transformação da Embratur em uma agência de promoção turística, poderá contribuir para a divulgação do amplo potencial dos 21 sítios Patrimônio Mundial no exterior, além de captação de investimentos com a possiblidade de parcerias com a iniciativa privada. “A ação conjunta do Governo é mais um o para a desburocratização de processos e para o estímulo ao setor de turismo no Brasil. Tudo isso, com olhar sustentável”, lembra Leônidas de Oliveira. 

As ações relacionadas às atividades turísticas voltadas ao Patrimônio Mundial serão implementadas de forma transversal aos programas e projetos das entidades envolvidas na execução. Entre as medidas, o decreto prevê o desenvolvimento e implantação de sinalização turística padronizada, interativa e ível às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos sítios Patrimônio Mundial. Outra ação será a implantação de Centros de Interpretação Turística para atendimento aos turistas e visitantes.

O decreto, elaborado pelo Ministério do Turismo, faz parte de uma série de medidas que a pasta adotou com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios do setor e potencializar a atração de investimentos para o Brasil. A contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, do ministro da Cidadania, Osmar Terra, do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e da presidente do Iphan, Kátia Bogéa.

METAS DA POLÍTICA

São 10 as metas da Política Nacional de Gestão Turística dos Sítios Patrimônio Mundial:

1 – Decreto federal que institui a Política Nacional de Gestão Turística dos Sítios Patrimônio Mundial

2 – Estruturação e lançamento do Programa Nacional de Turismo Cultural.

3 – Atualização e lançamento do Guia Brasileiro de Sinalização Turística. A produção de guias turísticos para cada sítio Patrimônio Cultural Mundial.

4 – Seminário Internacional sobre o Potencial Turístico do Patrimônio Cultural.

5 – Estruturação dos Centros de Interpretação Turística nos Sítios

6 – Lançamento da Revista do Patrimônio sobre Turismo

7 –  Produção de Guias Turísticos para cada sítio Patrimônio Mundial

8 – Criação de linhas de crédito para a implantação, melhoria, conservação e manutenção de empreendimentos turísticos e sinalização turística em sítios Patrimônio Mundial.

9 – Estruturação de destinos turísticos patrimoniais, culturais e naturais como territórios priorizados.

10 – Desenvolvimento e lançamento do Sistema de Certificação de Destinos Patrimoniais.

Todas as metas propostas estão alinhadas à Política Nacional de Turismo, ao Plano Nacional de Turismo, à Política de Patrimônio Cultural, à Política Nacional do Meio Ambiente, ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação, ao Plano Nacional de Áreas Protegidas, à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas políticas setoriais de habitação, saneamento e mobilidade.

TURISMO

TURISMO- NORWEGIAN INICIA OPERAÇÃO DE VOO ENTRE LONDRES E RIO DE JANEIRO

As quatro frequências semanais possibilitam a vinda de mais turistas europeus para o Brasil com preços mais íveis. Atuação da Embratur foi decisiva para captação do novo voo

O Brasil entrou, definitivamente, na rota das empresas aéreas de baixo custo. Nesse domingo (31), a Norwegian Air UK, companhia aérea low cost, realizou o voo inaugural da rota entre Londres e Rio de Janeiro. A captação do novo voo contou com a participação e articulação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e as quatro frequências semanais acontecem às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos.

A Embratur tem priorizado a interlocução com as companhias aéreas, visando ampliar a conectividade aérea do Brasil com o mundo. Representantes do corpo técnico da autarquia mantiveram, no decorrer do ano ado, contato com a cúpula da companhia norueguesa para ajudar na interlocução junto aos órgãos brasileiros.

“O aumento da conectividade e a redução de custos são prioridades do Ministério do Turismo. Nesse contexto, a chegada no Brasil da Norwegian, uma das principais empresas especializadas em agens de baixo custo no mundo é uma importante vitória. Vamos trabalhar para melhorar o ambiente de negócios, aumentar a competitividade e, consequentemente, reduzir os preços do turismo no Brasil”, garante o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A nova frequência pode contribuir para o aumento do fluxo de visitantes britânicos e europeus ao Rio de Janeiro e representa mais uma ação da Embratur para atenuar o Custo Brasil, um dos entraves para o incremento do turismo internacional no país. O novo voo, além de ampliar conectividade entre o Brasil e o continente europeu, estimula a competitividade no setor e movimenta a economia brasileira com a geração de mais empregos e entrada de divisas internacionais.

De acordo com a Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, responsável pelo balanço da malha aérea mensal do Brasil, a expectativa é de que o novo voo da empresa de baixo custoincremente US$ 29 milhões (R$ 117 milhões) na economia brasileira dentro de um ano.  O cálculo é realizado a partir do número de assentos que a aeronave a vezes o valor do gasto do turista estrangeiro no Brasil, a partir da média de permanência do viajante internacional nos destinos turísticos do País.

François Romero e Matias Maciel, da Norwegian, Thais Moura, assessora de projetos e parcerias da Embratur, o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio e Diego Feijó, da diretoria de Inteligência Competitiva da Embratur, no evento que comemorou a chegada do primeiro voo da companhia ao Rio de Janeiro

A agenda de reuniões e encontros realizados pela Embratur teve como objetivo abrir portas para a inclusão de novos voos internacionais e a possibilidade de mais visitas de estrangeiros aos destinos turísticos brasileiros. A entrada das empresas aéreas de baixo custo no mercado nacional é mais um exemplo de como o Brasil está se abrindo para novas demandas.

A Norwegian é a terceira maior entre as empresas aéreas de baixo custo da Europa, conhecidas como low cost. Além do Brasil, atualmente, a empresa oferece uma rede crescente de voos de longa distância entre Londres e 12 destinos populares nos Estados Unidos e na Argentina.