CICLISTAS

PM DE QUERÊNCIA APÓS AÇÃO NOS CARROS, MOTOS E CAMINHÕES, FOCA AGORA É NA SEGURANÇA DE CICLISTAS.

NA AVALIAÇÃO DO MAJOR DA PM, 90% DE NOTIFICAÇÃO TRÂNSITO JÁ MELHOROU NO QUESITO CANTEIRO CENTRAL.

O major Guilherme Gahyva da PM de Querência, após ação de fiscalização que ordenou o fluxo de veículos em vários ruas da cidade, mira agora suas convicções na presente cena que participa idosos, jovens e crianças, que são os ciclistas.

Para isso ele divulgou o cartaz acima e atendeu a imprensa numa coletiva em seu gabinete e falou longamente sobre a iniciativa de conscientizar os usuários de duas rodas.

E para alcançar esse objetivo ele e o tenente André, receberam jornalistas e explicaram as razões. Segundo Gahyva, existe uma resolução, 706 do Contran que regulamenta o tema dos ciclistas e vem possibilitar a notificação, tanto de ciclista como de pedestre. A resolução foi suspensa e volta estar prevista para vigorar a partir de 1 de março. O que cabe a prefeitura fazer é regulamentar o trânsito dentro do município.

“Temos algumas distorções aqui na cidade: por exemplo, nas farmácias onde em tese são rotativos, aqui é sinalizado com a cor amarela erroneamente, quando deveria ser azul. Isso pode permitir a notificação. No caso das vagas em bancos, elas estão pintadas, mas não demarca a vaga e isso impede a notificação, relata o Major.

Sobre os veículos de duas rodas, a PM liberou o cartaz com algumas regras, onde se destaca andar em contra-mão ou sobre a calçada.

“No quesito caminhões estacionados na avenida Sul, estamos verificando alguma resistências embora já tenha melhorado muito e foi pedido prioridade para pintura de amarelo para alerta onde já é proibido estacionar ao lado de canteiro central”, alerta Gahyva.

O ciclista deve seguir as normas de trânsito e um bom exemplo de Campo Verde, seria possível uma ciclo-faixa para ordenar exclusiva para circular exemplifica o Major.

O que a PM pode fazer é orientar, divulgando o folheto que já amos para a mídia, e temos um policial preparado para falar nas escolas dentro do projeto do Proerd e inclui nas escolas a orientação.

A notificação do Contran poderá multar tanto ciclista como pedestre a partir do F, assim que a resolução ar valer.

O major destaca que um problema é da sensação de impunidade. Para isso ele cita o filósofo Michel Focault em Vigiar e Punir: a dúvida de que a punição vai te alcançar. Isso no trânsito funciona, quando se tem um fiscalização a contento e o exemplo está aqui em Querência: como que melhorou o trânsito já e por relatos já ouvi que a pessoa vai sair de casa e a mãe que nunca usou o cinto de segurança ou usar. Uma norma que foi a do canteiro, puxa outras, como falar ao telefone, não usar o cinto etc, além dos motociclistas que andam com viseiras inadequadas. Multa alta.

O maior índice de ocorrência já reduziu muito com a retirada de carros dos canteiros centrais devido a desordem. Locais de reunião sonora, brigas, isso reduziu drasticamente.

O major Gahyva, comandante da PM alertou que a 19ª CIPM da Querência está a disposição da população a qualquer momento e a qualquer sugestão.

Em tempo, falando sobre abordagem policial, o Major pede que a população tenha calma, atenda o pedido do policial e não tenha medo, uma vez que isso é parte de treinamento e que visa fundamentalmente a segurança do cidadão e do policial.



Deixe um comentário