CONFERÊNCIA

CONFERÊNCIA DE CULTURA REUNE REPRESENTANTES DE 100 CIDADES EM CUIABÁ E QUERÊNCIA MARCA PRESENÇA.

3 REPRESENTANTES DO CONSELHO DE CULTURA ESTARÃO DEFENDENDO PROPOSTAS EM CUIABÁ NA IV QUE PROMETE SER UM DOS MAIORES JÁ REALIZADOS.

DE QUERÊNCIA, MÔNICA CARRASCO DO FONTE DO APRENDIZ, O PROFESSOR DEMÉTRIOS E O JORNALISTA HOMERO SERGIO, MEMBROS DO CONSELHO ESTARÃO NO EVENTO.

EVENTO ANUAL DO FONTE  QUE É UMA USINA DE TALENTOS  ONDE DANÇA, MÚSICA, TEATRO,  LIVROS E LEITURAS, CINEMA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS FAZEM SUA MORADA. FOTO ASCOM PREFEITURA.

Representantes de cerca de 100 municípios mato-grossenses já estão em contagem regressiva para o encontro que discutirá os rumos das políticas culturais do Estado. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Cuiabá, será realizada a IV Conferência Estadual de Cultura, que é a instância de participação social com o objetivo de propor diretrizes, estratégias, programas e ações para as políticas culturais numa articulação entre os governos estadual e municipais e a sociedade civil organizada.

Essa edição do encontro contará com mais de 300 delegados eleitos nas conferências municipais, intermunicipais, regionais e setoriais de cultura, realizadas de julho a outubro deste ano. Além da eleição dos delegados, os debates nos municípios também serviram para definir propostas que darão sustentação às resoluções a serem acordadas na Conferência Estadual.

“Essa será a Conferência Estadual de Cultura com maior número de municípios participantes. E com mais municípios oferecendo contribuições e propostas, com certeza haverá mais pluralidade nas diretrizes a serem definidas para as políticas culturais de Mato Grosso”, comemora o secretário de Estado de Cultura, Gilberto Nasser.

Com o tema “A cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social”, a IV Conferência Estadual de Cultura terá dois eixos norteadores: Gestão e Desenvolvimento e Política Cultural e Cidadania. Cada um dos dois eixos terá grupos de trabalho debatendo e propondo ações nas áreas de Gestão e Implantação do F – Conselho, Plano e Fundo, Financiamentos para a Cultura e Economia Criativa e Inovação (eixo 1); e sobre Democracia, Cidadania e Diversidade e Patrimônio, Memória e Bibliotecas (eixo 2).

Na cerimônia de abertura, uma palestra será proferida por Cláudia Leitão, dirigente do Observatório de Governança Municipal e Políticas Públicas do Instituto de Planejamento de Fortaleza/CE.

No dia 1º de dezembro, a programação envolverá os debates nos grupos de trabalho e a plenária final com a apresentação das propostas deliberadas no encontro. Ao final do dia, haverá ainda um diálogo com representantes do novo Governo do Estado.

Confira a programação da IV Conferência Estadual de Cultura:

Dia 30 de novembro, sexta-feira

16h: credenciamento dos delegados

17h: leitura e aprovação do regimento da iv conferência

19h: cerimônia de abertura e palestra

Dia 01 de dezembro, sábado

08h: recepção cultural

09h: temático

10h: GTs – grupos de trabalho

12h: intervalo para almoço

13h30: GTs – grupos de trabalho

15h: plenária final 

17h30: diálogo com o novo Governo

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

PIONEIROS

EVENTO RECEBE COMUNIDADE PARA O 2º ENCONTRO DE PIONEIROS DE QUERÊNCIA.

A origem histórica do Município de Querência está ligada à saga de colonização gaúcha, que chegou ao sertão mato-grossense em data relativamente recente. Tanto é, que Querência é termo comum nos pampas gaúchos, cujo significado é lar, moradia, exatamente o que seus primeiros moradores buscavam. Assim ele foi importado para o interior mato-grossense, plantado no fértil nordeste mato-grossense, encravado na microrregião Norte do Araguaia, distante 927 km da capital Cuiabá.

Os primeiros moradores se instalaram na região apartir de 21 de maio de 1986, com surto migratório mais intenso depois de 1987, quando chegou a maioria absoluta das famílias provenientes do extremo sul brasileiro, mais especificamente do norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, cujos habitantes descendem de alemães, italianos e poloneses.

Durante dois anos a comunidade do Projeto Querência somou 350 famílias. A data de fundação foi de 08 de dezembro de 1985. Mas, o processo de migração acelerado se deu quando elevou à categoria de Distrito do Município de Canarana, dando início a um novo ciclo de desenvolvimento, até conquistar a independência política e istrativa, pouco depois.

O Projeto Querência foi dividido em 881 parcelas entre lotes rurais, medindo 200 hectares, e chácaras. Em 1990 já tinham sido vendidos 600 lotes rurais. A população estimada era de 1,8 mil habitantes, hoje, acredita-se seja de mais de 15 mil pessoas. Não foi uma saga fácil, é o que se pensa considerando o isolamento que essa comunidade gaúcha enfrentou, dado ao difícil o e a grande distância dos grandes centros. Além disso, não havia rede de iluminação pública nem domiciliar regular. A primeira rede de energia elétrica foi fornecida pela Coopercana, através de um gerador de 325 KVA, sendo que a comunidade de instalação era insuficiente para atender a toda a demanda.

Em função das dificuldades de o e a longa distância da capital, a comunicação era difícil. Havia apenas um posto telefônico, um de correios e nenhum telégrafo. As estradas em estado precário, principalmente em Pontes danificadas, dificultando o escoamento da safra. Mas o solo era fértil e a comunidade ali instalada não desanimou, continuou otimista e determinada, superando todas as dificuldades iniciais.

Assim, apesar dos revezes, a comunidade cresceu e desenvolveu-se. A Lei Municipal nº 185, de 7 de agosto de 1991, criou o Distrito de Querência, com território jurisdicionado ao Município de Canarana. A Lei Estadual nº 5895, de 19 de dezembro de 1991 criou o Município de Querência, que nasceu fruto de projeto de colonização da Coopercana, com território de 17.850 km².

NO ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS DA CIDADE, ALGUNS MORADORES FORAM HOMENAGEADOS. FOTO HOMERO SERGIO
INTERNACIONAL

BEBÊ CAIU NO TRILHO DO TREM E SOBREVIVE.

Uma menina de um ano sobreviveu a um acidente impressionante em uma estação de trem na cidade de Mathura, no estado de Uttar Pradesh, na Índia, na última terça-feira (20).

Nas imagens, a garotinha aparece caída nos trilhos da estação enquanto o trem a pela ferrovia. Assustados, os ageiros observam a composição ar bem perto da criança sem poder fazer nada. Felizmente, como a menina estava um nível abaixo dos trilhos, ela saiu ilesa.

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO: AQUI

TRÂNSITO

MILAGRE: MOTOCICLISTA “NASCE DE NOVO” APÓS CARRETA AR POR CIMA DA MOTO NA ESTRADA PERTO DO CENTRO DE QUERÊNCIA.

FOTOS: HOMERO SERGIO.

Um senhor, identificado como Sr. Roque escapou da morte no começo da tarde em Querência. Segundo ele, uma carreta teria invadido a contramão na estrada logo após a curva da propriedade dos Hemmann e quando percebeu que seria esmagado, pulou da moto e teve ferimentos leves. Um caminhoneiro que ava parou para ajudar enquanto chegava a ambulância e a viatura do Polícia Militar.

O sr. Roque que é também sócio de uma Drogaria na cidade contou a reportagem que o caminhão Scania Vermelho não parou. Pela família fomos informados que o caminhão foi localizado em frente ao Posto Rodhen e que a polícia já teria conduzido o motorista para os devidos procedimentos.

Nessa momento (15hs) familiares aguardam na delegacia os depoimentos e logo depois vão levar o motociclista para um exame mais apurado dos ferimentos.

SR ROQUE NO MOMENTO QUE FALAVA COM FAMILIARES PELO CELULAR. A MOTO FICOU MUITO DESTRUÍDA, MAS ELE SE SALVOU.

Ainda não se sabe os motivos do acidente.