3 REPRESENTANTES DO CONSELHO DE CULTURA ESTARÃO DEFENDENDO PROPOSTAS EM CUIABÁ NA IV QUE PROMETE SER UM DOS MAIORES JÁ REALIZADOS.
DE QUERÊNCIA, MÔNICA CARRASCO DO FONTE DO APRENDIZ, O PROFESSOR DEMÉTRIOS E O JORNALISTA HOMERO SERGIO, MEMBROS DO CONSELHO ESTARÃO NO EVENTO.

Representantes de cerca de 100 municípios mato-grossenses já estão em contagem regressiva para o encontro que discutirá os rumos das políticas culturais do Estado. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Cuiabá, será realizada a IV Conferência Estadual de Cultura, que é a instância de participação social com o objetivo de propor diretrizes, estratégias, programas e ações para as políticas culturais numa articulação entre os governos estadual e municipais e a sociedade civil organizada.
Essa edição do encontro contará com mais de 300 delegados eleitos nas conferências municipais, intermunicipais, regionais e setoriais de cultura, realizadas de julho a outubro deste ano. Além da eleição dos delegados, os debates nos municípios também serviram para definir propostas que darão sustentação às resoluções a serem acordadas na Conferência Estadual.
“Essa será a Conferência Estadual de Cultura com maior número de municípios participantes. E com mais municípios oferecendo contribuições e propostas, com certeza haverá mais pluralidade nas diretrizes a serem definidas para as políticas culturais de Mato Grosso”, comemora o secretário de Estado de Cultura, Gilberto Nasser.
Com o tema “A cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social”, a IV Conferência Estadual de Cultura terá dois eixos norteadores: Gestão e Desenvolvimento e Política Cultural e Cidadania. Cada um dos dois eixos terá grupos de trabalho debatendo e propondo ações nas áreas de Gestão e Implantação do F – Conselho, Plano e Fundo, Financiamentos para a Cultura e Economia Criativa e Inovação (eixo 1); e sobre Democracia, Cidadania e Diversidade e Patrimônio, Memória e Bibliotecas (eixo 2).
Na cerimônia de abertura, uma palestra será proferida por Cláudia Leitão, dirigente do Observatório de Governança Municipal e Políticas Públicas do Instituto de Planejamento de Fortaleza/CE.
No dia 1º de dezembro, a programação envolverá os debates nos grupos de trabalho e a plenária final com a apresentação das propostas deliberadas no encontro. Ao final do dia, haverá ainda um diálogo com representantes do novo Governo do Estado.
Confira a programação da IV Conferência Estadual de Cultura:
Dia 30 de novembro, sexta-feira
16h: credenciamento dos delegados
17h: leitura e aprovação do regimento da iv conferência
19h: cerimônia de abertura e palestra
Dia 01 de dezembro, sábado
08h: recepção cultural
09h: temático
10h: GTs – grupos de trabalho
12h: intervalo para almoço
13h30: GTs – grupos de trabalho
15h: plenária final
17h30: diálogo com o novo Governo
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso